“As boas mulheres da China” by Xinran (livro)



“Entre 1989 e 1997, a jornalista Xinran entrevistou mulheres de diferentes idades e condições sociais, numa tentativa de compreender a condição feminina na China moderna. As experiências contadas aqui revelam vidas marcadas pelo abandono, pela violência e pela opressão. São histórias como as de Hongxue, que descobriu o afeto ao ser acariciada não por mãos humanas, mas pelas patas de uma mosca, de Hua´er, violentada em nome da ‘reeducação’ promovida pela Revolução Cultural; ou ainda da menina que perdeu a razão em conseqüência de uma humilhação intensa. Nesses relatos, a autora – ela mesma marcada pelo desamparo e pela discriminação – faz com que vozes antes silenciadas revelem provações, medos, esperança e uma capacidade de resistência eu lhe permitiu se reerguer e sonhar em meio ao sofrimento extremo.” (Fonte: contracapa do livro)

“As boas mulheres da China”, obra da jornalista Xinran Xue (nascida em Pequim, em 1958) reúne relatos de várias mulheres e suas histórias pessoais.
A autora estava realmente muito inspirada para compor uma obra que relata de maneira tão hábil, respeitosa, digna, objetiva e sensível tantos acontecimentos brutais. O que poderia tornar-se, em mãos não tão habilidosas, um amontoado de lamúrias feministas, dramas e queixas horríveis, na verdade compuseram uma obra que não enaltece ou demoniza um ou outro sexo, mas sim mostram histórias essencialmente humanas, compondo um conjunto único e comovente, onde dor e beleza se fundem, tocando de maneira especial o leitor. Leitura muitíssimo recomendada =) Tomem nota:

Livro: XINRAN. As boas mulheres da China : vozes ocultas. Companhia das Letras, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário